Publicado em: 25/10/2017

Outubro Rosa

Vereadores realizam movimento apoiando a causa

Outubro Rosa
Durante a 18ª reunião ordinária da Casa, realizada ontem, dia 24 de outubro de 2017, os vereadores da legislatura 2017/2020 vestiram-se de rosa para representar seu apoio ao MOVIMENTO OUTUBRO ROSA, um movimento que acontece simultaneamente em todo o mundo.

Este movimento surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, no intuito de promover um maior compartilhamento de informações sobre o tema, marcando a necessidade da prevenção e da consciência sobre a doença e buscando auxiliar no ocorrência de um diagnóstico precoce - que possibilita uma maior chance de cura.

A Câmara Municipal de Boa Esperança não poderia deixar de mostrar sua preocupação e seu apoio a esta causa.

*** Um pouco sobre o Câncer de Mama***

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo; apenas no último ano foram detectados cerca de 57.960 novos casos no Brasil.

É uma patologia que se manifesta de diferentes maneiras em cada mulher. Além disso, existem quatro subcategorias para o câncer de mama: os luminais A e B, o câncer HER2 positivo e o triplo-negativo.

O autocuidado em relação ao câncer de mama traz um conjunto de práticas que podem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde da mama e têm impacto tanto na redução do risco para o surgimento de um câncer de mama quanto para a detecção precoce no caso da doença aparecer.

O autoexame é uma das práticas mais conhecidas de autocuidado. Ele é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração suspeita nas mamas.
Se você notar algo diferente, procure um médico imediatamente. Esteja atenta aos seguintes sintomas:

- Aparecimento de nódulo (caroço) no seio ou na axila. Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos.
- Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama).
- Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não.
- Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
- Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.
- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pela da mama.
- Nos casos mais adiantados, pode aparecer uma ulceração na pele com odor desagradável.

O autoexame não substitui o exame regular realizado pelo médico e nem a mamografia.
O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal e ele só pode ser detectado através de exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética). É importante lembrar que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e tratado, maiores são as chances de cura.

A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é muito importante para que a doença seja diagnosticada precocemente.
Mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização do exame 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor.