Publicado em: 29/03/2017

Câmara Municipal economizará relevante quantia mensal dos cofres públicos

Cumprindo o objetivo de gestão do Presidente da Câmara, Casa já economizou aproximadamente 200 mil reais somente no início de 2017

Câmara Municipal economizará relevante quantia mensal dos cofres públicosCâmara Municipal economizará relevante quantia mensal dos cofres públicos
Ao assumir a Presidência da Câmara Municipal de Boa Esperança, o Vereador Divino Costa trouxe como objetivo prioritário de sua gestão durante o biênio 2017/2018 realizar todos os trabalhos legislativos com o máximo de economia, em respeito a atual crise econômica e dificuldades financeiras enfrentadas não apenas por nosso Município, mas por todo o país.

Todo mês, o Poder Executivo, repassa o duodécimo orçamentário ao Poder Legislativo, ou seja, uma parcela mensal do orçamento com o qual o Legislativo cumprirá com suas despesas necessárias para o cumprimento de suas funções. Entretanto, na concepção do Presidente, este valor poderia ser enxugado e assim foi direcionada, desde 1º de janeiro deste ano, a rotina de funcionamento da Casa: todos trabalhando em conjunto para redução das despesas. A redução de gastos inicial ordenada pela Presidência contou, inclusive, com cortes no quantitativo de cargos comissionados.

Uma primeira análise de dados feita pela Tesouraria da Casa, mostrou que a economia almejada é possível: em dois meses de Legislatura (janeiro e fevereiro) foram economizados aproximadamente 200 mil reais.

Este valor será devolvido ao Executivo, porém com o cuidado de que exista uma contrapartida em prol da população e que também faz parte do ideal de parceria e apoio mútuo entre os Poderes nesta nova Administração: para cada quantia devolvida, o Poder Executivo deverá reservar o mesmo valor, em um fundo – que ainda não foi oficialmente criado e regulamentado – destinado à construção de uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, bem planejado e equipado adequadamente para atender às necessidades da população.

O sucesso da empreitada do Presidente Divino Costa foi anunciado publicamente na última reunião ordinária da Casa, ocorrida ontem, dia 28 de março, pelo Vereador Líder do Governo Dovik Gischewski e, como ressaltado: “com o aval e colaboração de todos os vereadores de Boa Esperança”.

Além disso, o vereador Dovik anunciou que: “por cálculos estimativos iniciais feitos pelos contadores do órgão, a Câmara poderia devolver, por mês, até 70 mil reais para o Poder Executivo, graças a um grande esforço que será dispensado por todos os demais vereadores a realizar um expressivo corte de gastos”.

Em um ano, um grande montante será poupado pela Casa, de acordo com os valores permitidos pelas regras do Tribunal de Contas e, com depósito de igual valor pela Prefeitura, poderá então ser iniciada uma obra histórica construída pela união de dois Poderes Municipais.

O Líder do Governo, Vereador Dovik, tem também articulado, ao lado do Prefeito Hideraldo Henrique e seu secretariado e dos demais vereadores com diversas autoridades políticas, a nível estadual e federal, para que outras verbas sejam também destinadas ao desenvolvimento da cidade.