Publicado em: 30/11/2018

Visita Técnica às Instalações do SAAE

Poder Legislativo visita várias instalações da Autarquia para conhecer melhor o trabalho executado.

Visita Técnica às Instalações do SAAE
Durante a manhã de sexta-feira, dia 30 de novembro, os Vereadores da Legislatura 2017/2020, acompanhados do Prefeito Hideraldo Henrique, do Superintendente do SAAE Filipe Woods, dos Secretários de Governo e Comunicação Alex Reis e Edson Oliveira, além de alguns servidores municipais do Legislativo e do Executivo realizaram uma visita técnica às instalações do SAAE, percorrendo os locais de captação, os reservatórios, a Sede, a Estação de Bombeamento, a ETA no Jardim Aeroporto, a Elevatória de Esgoto e a ETE.

Durante a visita, foram esclarecidos muitos pontos acerca do trabalho da Autarquia, sobre as dificuldades, as especificidades técnicas para cada pequena ação, o planejamento e a resolução de problemas.

A interação do Poder Legislativo com os órgãos municipais gera maior facilidade para o trabalho de fiscalização próprio dos Vereadores, bem como um melhor entendimento sobre o que deve ser cobrado, para que cresça a parceria, já forte, entre Legislativo e Executivo nesta Administração.

Os Vereadores agradecem ao convite e à excelente recepção de todos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Esperança/MG.

Algumas curiosidades sobre o SAAE

- O primeiro sistema de abastecimento de água de Boa Esperança foi construído em 1911 e constava de uma adutora de ferro galvanizado, diâmetro de 75mm, que aduzia água por gravidade até um reservatório enterrado, feito de pedra, denominado de Captação do Capão da Onça.
- Em 1936, passou-se a captar água do Córrego do Baú.
- O SAAE foi criado pela Lei Municipal nº 451, de 15 de junho de 1965.
- Após a execução de seu projeto, a inauguração ocorreu em 18 de outubro de 1969.
- Boa Esperança recebeu uma estação de tratamento de esgoto em 2012.
- A construção da nova estação de tratamento de água (Nova ETA) está em sua fase final e, com ela, o SAAE irá ampliar a capacidade de produção de água tratada.