Câmara Municipal de Boa Esperança - MG

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

Publicado em: 04/04/2017

Vereadores participam de Assembleia do ConCafé

Assembleia ocorreu em Carmo do Rio Claro e contou com autoridades do setor e representantes políticos de 32 cidades

Vereadores participam de Assembleia do ConCafé
O ConCafé - Consórcio Público para Desenvolvimento do café no Sul e Sudoeste de Minas Gerais foi criado em 2015, impulsionado pelo apoio de diversas cidades do Estado que se uniram com finalidade discutir e aprovar as políticas públicas para o setor cafeeiro, inclusive propondo alternativas orçamentárias para os municípios para melhorar a economia da área. A ideia foi que houvesse uma interação entre políticos e cafeicultores.

Na segunda-feira, 03 de abril, durante a Assembleia Geral do consórcio, ocorrida na cidade de Carmo do Rio Claro e que contou com a participação de 32 municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, foi chancelada a escolha do prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Nara, como presidente do ConCafé pelos próximos dois anos.

Os vereadores Marcelino Batista, Willer de Araújo, Justino Neto, Antônio Donizete e Robson Resende, representaram a Câmara Municipal de Boa Esperança, acompanhando o Prefeito Hideraldo Henrique e o Secretário de Governo, Alex Reis. O chefe do Executivo manifestou-se frisando que o café é a principal fonte de renda do município, representando 53% da economia local.

Nossos representantes estiveram também com o Deputado Estadual Emidinho Madeira, que tem se tornado defensor do setor rural na Assembleia Legislativa.

A presença dos vereadores foi de grande valia para interação e articulação com políticos regionais e para que pudessem obter maiores dados sobre a cultura, de forma a atuar com mais propriedade nos estudos e projetos que envolvam o setor. Buscando atuar no fortalecimento da agricultura como um todo em nosso município, pois pretendem trabalhar em prol da área, mantendo sempre a parceria de trabalho conjunto com o Poder Executivo.

Segundo portal on-line do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, de todo o café produzido no Brasil, cerca de 30% ou quase 1/3 da produção sai

das lavouras do Sul e Sudoeste de Minas, ou seja, a cultura é claramente um pilar da nossa economia.

Foi ministrada a palestra “O ConCafé e o Futuro da Cafeicultura em Minas Gerais”, pelo professor da Universidade Federal de Lavras UFLA, Paulo Henrique Leme, especialista e consultor técnico do ConCafé.

Câmara Municipal de Boa Esperança - MG

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

Avenida 15 de Outubro, 155 2º Andar - Centro

Boa Esperança-MG 37.170-000

Caixa Postal 69

TELEFAX: 35 3851 1822 / 3851 2278

comunicacao.camaraboaesperanca@gmail.com