Publicado em: 05/12/2018

Última Sessão de 2018

Encerrando o Biênio 2017/2018, a 42ª Reunião Ordinária da Câmara conta com apresentação de anteprojeto de Emenda à Lei Orgânica do atual Presidente e com eleição da nova Mesa Diretora

Última Sessão de 2018
Na terça-feira, dia 04 de dezembro, foi realizada a última Reunião Ordinária de 2018, com a Eleição da nova Mesa Diretora, para o Biênio de 2019-2020, sendo referendada, com unanimidade pelos Vereadores, a chapa única inscrita, cuja composição segue abaixo:

Presidente: Delber Araújo
Vice-Presidente: Alvânio Pacelli (Junior)
Secretário: Willer Araújo

Finalizada a votação e apurados os votos, o atual Presidente da Casa Vereador Divino Costa agradeceu a todos pelo trabalho realizado no Biênio de 2017-2018, relembrando a dificuldade em implantar cada vez mais economia e transparência nesta Casa, em prol da população, sempre.

A reconstrução do site da Câmara e a inauguração das redes sociais foram iniciativas do Vereador Divino Costa para melhorar a Transparência no Legislativo.

O Presidente atual também discorreu sobre um anteprojeto de sua autoria: uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica, que elaborou e apresentará provavelmente na primeira Reunião Ordinária de 2019, caso obtenha, além da sua assinatura, a assinatura de mais quatro Vereadores para apresentá-la oficialmente.

Este tipo de proposta exige, inclusive para apresentação aos demais membros do Legislativo para que seja discutida e votada, a maioria qualificada dos membros, nos termos do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica Municipal. Por este motivo ainda são necessárias quatro assinaturas que corroborem com o autor.

A ideia do atual Presidente é reduzir o número de Vereadores de Boa Esperança, para a próxima Legislatura, de treze para nove parlamentares, o que corresponderia ao mínimo previsto na Constituição Federal de 1988.
Desta forma, o Poder Legislativo estaria indo ao encontro do que espera a sociedade dorense, que é menos gastos no Legislativo, além de possibilitar uma maior economia ao Município.
Essa pauta é uma antiga demanda do Vereador Divino Costa e já está disponível com a Assessoria para que os outros Vereadores, querendo, façam sua adesão.

Após a fala do atual Presidente, falou a todos, o Presidente eleito, que iniciará suas funções em janeiro de 2019, após o período de recesso parlamentar.

O Vereador Delber Araújo agradeceu ao apoio e aos votos de todos os colegas que referendaram a chapa concorrente e disse que os votos que lhe foram concedidos por seus eleitores não serão em vão durante o período que estará Presidente da Casa, pois vai priorizar o respeito com o dinheiro público, que, em sua concepção, é o dinheiro do povo.
E continuará trabalhando para representar bem não apenas aqueles que votaram nele, mas também os que não votaram, atuando em prol da cidade.

Frisou ainda que, primeiramente, é Vereador por ter vontade de servir. Foi isto que o motivou a entrar para a vida política e, nestes dois primeiros anos, buscou atuar procurando sempre estudar e entender sobre cada projeto.
Também convidou a população a participar mais dos trabalhos da Câmara, opinar, ajudar a buscar soluções e lembrou que permanecerá o trabalho harmonioso com o Poder Executivo.