Publicado em: 12/07/2017

Vereador Delber Araújo apresenta Projeto de Lei para ciclistas

Será incluído no Calendário Oficial de Boa Esperança o Dia do Ciclista que possibilitará a conscientização sobre a importância da atividade.

Vereador Delber Araújo apresenta Projeto de Lei para ciclistas
Foi aprovado ontem, na 11ª Reunião Ordinária da Legislatura 2017/2020, o projeto de lei nº 63/2017, que institui o “Dia Municipal do Ciclista”, de inciativa do Vereador Delber Araújo.

O dia do ciclista será celebrado anualmente no dia 19 de agosto e constará no Calendário Oficial do Município e sua celebração envolverá ambos os poderes, com a convocação das Escolas Municipais para que as crianças e jovens possam ser especialmente atingidos para este tema e todos os seus desdobramentos.

Durante a semana desta data, o Poder Público deverá, tanto Legislativo quanto Executivo, unir esforços no sentido de articular, mobilizar e sensibilizar a sociedade civil, através de campanhas de divulgação que levem ao aumento do uso da bicicleta, com o propósito de aprimorar e criar
novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito em nossa cidade, além de promover o ciclismo em benefício da cidadania, da mobilidade sustentável e da prática esportiva como meio de saúde pública preventiva.

Lembrando que a Administração Pública apresentou em Audiência, aberta a toda a população, o Plano de Mobilidade Urbana, cuja implementação será trabalhada no planejamento orçamentário de forma a possibilitar que seus principais pontos sejam logo postos em prática, inclusive no que tange a questão das bicicletas.

Representantes do Clube Bikelokos de Boa Esperança acompanharam a reunião e receberam o apoio da Presidência da Casa e dos demais vereadores, que ressaltaram a importância do esporte e a influência positiva do ciclismo especificamente na saúde e nas relações sociais e com o meio ambiente.

A data escolhida (19 de agosto) equivale a data da celebração do “Dia Nacional do Ciclista”, escolhida em âmbito nacional devido ao atropelamento ocorrido em Brasília, nesta data, no ano de 2006, do ciclista Pedro Davison, de apenas 25 anos, que culminou com sua morte e foi punido como crime de homicídio com dolo eventual.

O Vereador justificou o projeto especialmente por seus objetivos principais:

I – Difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;

II – Buscar soluções para a viabilização da utilização das vias públicas pelos ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito;

III – Desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.