Publicado em: 06/11/2023

Boa Esperança na Rota do Café: O mais novo Monumento Nacional do Brasil

Boa Esperança agora faz parte de um Monumento Nacional de nosso país, confira a matéria na integra.

Boa Esperança na Rota do Café: O mais novo Monumento Nacional do Brasil
Quando o período do ouro já chegava ao final, uma nova era se aproximava, a era do Café. Sendo uma das culturas mais importantes economicamente para o estado de Minas e a mais importante para a região do sul de minas, o café tem papel de extrema importância.

As estradas que serviam de rota para o escoamento de nossa produção nos séculos XIX e XX, tiveram finalmente seu papel reconhecido. Na última quarta-feira foi publicada a lei que institui como Monumento Nacional a Rota do Café.

O Projeto de Lei 2075/2021 foi apresentado em 2021 e aprovado em setembro do mesmo ano pela comissão de Educação e Cultura. Agora ele foi promulgado pelo presidente da república no dia 01º de novembro sob a Lei 14.718.

Ele recria a Rota percorrida pelos grãos desde o Município de Patrocínio no Centro Oeste Mineiro, passando pelo sul das minas gerais, até seu embarque no Porto de Santos em São Paulo, onde seguia destino a Europa, América do Norte e demais países que importavam nosso café.
A Rota Percorre 50 municípios mineiros e Boa Esperança esta nessa lista. Aqui no sul do estado de minas são ao todo 35 municípios. Nas proximidades as cidades de Alfenas, Aguanil, Cristais, Ilicínea, Três Pontas e Varginha integram a lista.

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) apenas no ano de 2022 o Brasil exportou cerca de 39 milhões de sacas de café. Já no quesito produção, para o ano de 2023 a Associação espera um crescimento de 7% no total produzido no país. Com esse resultado o ano de 2023 seria a produção recorde de café, ultrapassando os anos de 2018 e 2020.
Com essa publicação o Brasil passa a ter agora 14 monumentos nacionais, dentre outros estão as cidades de Ouro Preto e Mariana aqui em Minas Gerais e a cidade de Porto Seguro no estado da Bahia.

Assessoria de Comunicação da C.M.B.E