Publicado em: 06/05/2021

Jovem de Boa Esperança consegue Bolsa para estudar nos Estados Unidos

João Marcelo Costa Bulsing participou de encontro com Presidente da Câmara e Prefeito para contar sua História

João Marcelo Costa Bulsing, natural de Boa Esperança, 19 anos, fará Ensino Superior nos Estados Unidos, tendo obtido bolsa integral após árduo processo seletivo. O jovem sempre almejou o estudo em instituições no exterior, de modo que em 2020 participou de uma seleção da EducationUSA, que possibilita estudantes de todo mundo a prospectarem vagas na educação norte americana.

A trajetória educacional do jovem foi basicamente construída em um colégio militar na Capital Federal, Brasília, onde morou por 6 anos. Também foi lá que desenvolveu suas habilidades em línguas, tendo até mesmo estudado francês e alcançado a fluência em inglês em 2017, com 15 anos. Em 2018 foi tutor de inglês em seu colégio e no Centro Interescolar de Línguas de Brasília. O diploma de proficiência foi obtido em 2019, após conseguir uma bolsa para a Casa Thomas, uma das mais renomadas instituições de ensino linguístico da cidade. Em 2020 retornou para Boa Esperança, para dar início aos processos seletivos internacionais; aqui estudou na Escola Estadual Casimiro Silva.

O Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA é uma iniciativa do governo estadunidense para auxiliar jovens de baixa renda a se candidatarem às universidades do país. O programa cobre todos os gastos com o processo de candidatura e oferece ainda um acompanhamento individual com orientadores profissionais da rede. O estudante também recebeu apoio da BRASA, uma instituição que auxilia estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior. Nessa organização participou como mentorado em 2019 e 2020, neste período foi acompanhado de forma individual por mentores que estudam nos Estados Unidos. Os assessorados também ganham materiais de apoio durante toda a candidatura e amparo financeiro para aqueles que comprovarem necessidade.

Na última segunda-feira, 03/05, João participou de um encontro (veja as fotos aqui) com o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Divino Jose Costa, e o Prefeito Hideraldo Henrique Silva, onde pode contar um pouco de sua história; não sendo a primeira vez que o jovem se destaca no cenário internacional. Em 2018 se candidatou ao Programa Jovens Embaixadores e selecionado como um dos 50 entre 17.000 candidatos. Este programa é uma iniciativa do Departamento de Estado do Governo norte americano e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e, anualmente, seleciona 50 estudantes de baixa renda que sejam da rede pública de ensino e façam parte de iniciativas de impacto social para um intercâmbio de 21 dias no país. Durante o intercâmbio, em janeiro de 2019, foram promovidos estudos sobre justiça social, trabalhos voluntários realizados, instituições de ensino visitadas, oficinas de desenvolvimento de novas habilidades realizadas, dentre outras atividades. Durante esta estadia esteve em três cidades, incluindo a capital, Washington DC. Por 12 dias foi acolhido por uma família anfitriã em Reno, Nevada, onde teve a oportunidade de ficar imerso na cultura estadunidense enquanto participava das outras atividades do programa.

Já em Junho 2019, participou de uma capacitação de lideranças oferecida pela LALA - Latin American Leadership Academy (Academia de Liderança Latino-americana) na Cidade do México. Ganhou uma bolsa para passar uma semana estudando métodos de liderança, autoconhecimento e desenvolvimento de projetos. Mas este programa não custeava gastos externos como as passagens aéreas, mas por meio de uma arrecadação de fundos, conseguiu cobrir tudo aquilo que necessitava.

João participou em 2020 do Programa Parlamento Jovem, um projeto de educação e Cidadania da Câmara Municipal de Boa Esperança em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, chegando a ser destaque em atividades promovidas pela Coordenação Estadual do Projeto, como sua presença (de forma virtual) no Programa “Pensando em Minas”, enviando um questionamento para o Professor e Engenheiro Ênio Resende de Souza, da Emater; você pode conferir aqui e aqui (a partir de 40 minutos e 02 segundos).

Durante o encontro de segunda-feira o Vereador Divino Costa, Presidente da Câmara, salientou a importância de exemplos como o de João Marcelo, que tem a capacidade de inspirar outros estudantes de baixa renda, mas com disposição para projetos sócio-políticos. Já o Prefeito Hideraldo destacou que a Educação é a única maneira possível para uma transformação social verdadeira, com potencial de modificar a realidade e dar dignidade ao povo.

João Marcelo irá para a Villanova University, que fica a 30 minutos da Filadélfia, capital da Pensilvânia. Embora a opção final de sua graduação só tenha que ser realizada no segundo ano, a escolha do aluno hoje seria por Ciências Políticas. As aulas serão presenciais, pois já existe o planejamento para vacinar todo o campus contra a COVID 19. O estudante deixa uma mensagem para outros jovens: “Sempre exijam o melhor que a educação pode oferecer. Peçam investimento, qualidade de ensino e oportunidades. Com bastante apoio e dedicação, a educação torna-se libertadora”.

SOBRE O PARLAMENTO JOVEM

O Parlamento Jovem é um programa de educação para cidadania e formação política voltado aos alunos do ensino médio. Surgiu há 17 anos dirigido apenas para os estudantes de Belo Horizonte, com o passar dos anos a Assembleia Legislativa de Minas e a Escola do Legislativo buscaram a parceira das Câmara Municipais para interiorização do programa. Em 2020 são cerca de 120 municípios participantes e o primeiro ano de Boa Esperança.

A cada ano as Câmaras Municipais e seus parceiros promovem oficinas (encontros) para que os jovens matriculados no Ensino Médio debatam sobre o tema anual e seus subtópicos. O Objetivo é formar os alunos para que tenham condições de olhar a realidade em que vivem e analisar as deficiências e a as oportunidades que seu município, região e estado enfrentam, baseado na temática proposta. Neste ano, o tema escolhido foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Sendo assim, os estudantes são convidados à estudar e ao final do processo propor ações e propostas de leis e confrontando com as ideais de seus colegas até que as melhores sejam levadas à apreciação da Assembleia de Minas, através da Comissão de Participação Popular.

Em Boa Esperança a Câmara conseguiu o apoio de todas as que possuem ensino médio, particulares e estaduais; a divulgação aconteceu e em 11 de março de 2020 se reuniram no Plenário cerca de 100 jovens vindos de todos os cantos da cidade. Neste primeiro encontro houve uma pequena explanação do tema principal e também foi promovida várias dinâmicas para interação dos estudantes. O programa não teve continuação devido aos empecilhos causados pela Pandemia de COVID 19, mas para 2021 estão sendo estudadas maneiras de dar prosseguimento às atividades.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PARLAMENTO JOVEM
Instagran do Paralamento Jovem em Boa Esperança
Página no Facebook do Parlamento Jovem em Minas Gerais
TRAMITAÇÃO DE PROJETOS
TIPO TERMO ANO NÚMERO
TRANSPARÊNCIA
TIPO TERMO ANO NÚMERO
CÂMARA MUNICIPAL DE Boa Esperança - MG PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Avenida 15 de Outubro, 155 2º Andar - Centro
Boa Esperança-MG 37.170-000
Caixa Postal 69
(35) 3851 1822 / 3851 2278
ouvidoria@camaraboaesperanca.mg.gov.br
comunicacao.camaraboaesperanca@gmail.com
Fale conosco pelo WhatsApp Nosso canal no Youtube Nossa página no Facebook Envie um email