Publicado em: 10/07/2020

Câmara Municipal de Boa Esperança adere ao Programa Parlamento Jovem

Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais de Educação e Cidadania

O Parlamento Jovem é um programa de educação para cidadania e formação política voltado aos alunos do ensino médio. Surgiu há 17 anos dirigido apenas para os estudantes de Belo Horizonte, com o passar dos anos a Assembleia Legislativa de Minas e a Escola do Legislativo buscaram a parceira das Câmara Municipais para interiorização do programa. Em 2020 são cerca de 120 municípios participantes e o primeiro ano de Boa Esperança.

A cada ano as Câmaras Municipais e seus parceiros promovem oficinas (encontros) para que os jovens matriculados no Ensino Médio debatam sobre o tema anual e seus subtópicos. O Objetivo é formar os alunos para que tenham condições de olhar a realidade em que vivem e analisar as deficiências e a as oportunidades que seu município, região e estado enfrentam, baseado na temática proposta. Neste ano, o tema escolhido foi “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Sendo assim, os estudantes são convidados à estudar e ao final do processo propor ações e propostas de leis e confrontando com as ideais de seus colegas até que as melhores sejam levadas à apreciação da Assembleia de Minas, através da Comissão de Participação Popular.

Em Boa Esperança a Câmara conseguiu o apoio de todas as que possuem ensino médio, particulares e estaduais; a divulgação aconteceu e em 11 de março se reuniram no Plenário cerca de 100 jovens vindos de todos os cantos da cidade. Neste primeiro encontro houve uma pequena explanação do tema principal e também foi promovida várias dinâmicas para interação dos estudantes. Confira as fotos.

Cabe aqui nossos agradecimentos ao diretores dos estabelecimentos de ensino que abriram suas portas para a divulgação do projeto. Outras instituições que nos apoiaram com a divulgação foram: EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo, Juventude Kolping São José Operário, Interact Boa Esperança, Grupo de Jovens Luminis Deo; a estes o nosso muito obrigado.

As atividades do Parlamento Jovem estão paralisadas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, COVID 19. A Câmara aguarda as orientações da Escola do Legislativo e do Governo Estadual para orientar os participantes sobre o futuro do programa no município. Enquanto isto não acontece, as orientações continuam a ser propagadas através das redes sociais; no Instagran os perfis @pj.be e @pjdeminas continuam a compartilhar conteúdo que orientam os estudantes sobre a temática e se tornam uma importante ferramenta para o Parlamento Jovem neste tempo de isolamento social.
TRAMITAÇÃO DE PROJETOS
TIPO TERMO ANO NÚMERO
TRANSPARÊNCIA
TIPO TERMO ANO NÚMERO
CÂMARA MUNICIPAL DE Boa Esperança - MG PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Avenida 15 de Outubro, 155 2º Andar - Centro
Boa Esperança-MG 37.170-000
Caixa Postal 69
(35) 3851 1822 / 3851 2278
ouvidoria@camaraboaesperanca.mg.gov.br
comunicacao.camaraboaesperanca@gmail.com
Fale conosco pelo WhatsApp Nosso canal no Youtube Nossa página no Facebook Envie um email