Publicado em: 10/02/2020

Vereadores Participam de Ordeção Sacerdotal

O Neo Padre, Renato Messias, é natural de Boa Esperança e membro da Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu

Vereadores Participam de Ordeção Sacerdotal
No ultimo sábado, 08/02, os vereadores participaram do Ato Cívico e da Missa que compuseram a Ordenação Sacerdotal do então Diácono Renato Messias. Renato é filho de Boa Esperança, concentrando sua ação antes de ingressar no seminário na Paróquia Santa Rita. Em 2009 adentrou ao seminário na Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, de onde agora torna-se padre.

Durante o ato cívico houve a entra (Grupo de Escoteiros) e execução do hino Nacional, de Minas Gerais e Boa Esperança pela Banda Lira Operária; uma fala do Prefeito Hideraldo Henrique e entrega de placas em homenagem ao presidente da celebração Dom Dimas Lara Barbosa, também nascido em Boa Esperança, e as autoridades scalabrinianas.

Representando o Poder Legislativo, o Presidente Delber Araújo falou em seu discurso: "Poder público e religião, tem por obrigação, olhar para todos, afim de promover a equidade, um senso justiça, onde o menos favorecidos sejam tratados pelo povo e pela igreja como iguais e tão importantes quanto os abastados. E por isso, Diácono Renato, me encanta seu lema de ordenação: 'Viu, sentiu compaixão e cuidou dele' (Lc 10, 33-34)".

BIOGRAFIA DE RENATOS DOS SANTOS MESSIAS

Renato dos Santos Messias, nasceu aos 22 de Outubro de 1988 na Santa Casa de Misericórdia de Boa Esperança, Minas Gerais, filho de Maria José dos Santos (in memorian) e Manoel Messias Pedro; é o segundo de três irmãos. Foi batizado pelo Pe. Benedito Domingues de Paula aos 7 de Maio de 1989 na Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Sua formação estudantil se deu nas escolas: Escola Municipal Anita Bandeira, Caic Rabim Gambogi, Escola Estadual Professor Silvia Mesquita e Escola Estadual Padre João Vieira da Fonseca.

Desde a infância gostava de participar das típicas celebrações da semana Santa na Basílica Nossa Senhora das Dores. Seu interesse pela igreja aumentou com o passar dos anos. Já na adolescência se tornou membro ativo da comunidade Bom Jesus na agradável companhia do saudoso D. Spiridon Matar de quem recebeu a primeira eucaristia.

Tempos depois tornou-se assíduo participante da Paroquia Santa Rita, participando de várias Pastorais e um expressivo caminho de amadurecimento humano e religioso. Neste período, recebeu o Sacramento do Crisma pelo então bispo diocesano da Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Feito o processo de discernimento vocacional, após uma pequena experiencia com os Padres do Sagrado Coração de Jesus (dehonianos), diácono Renato ingressou na Congregação dos Missionários de São Carlos no ano de 2009 na cidade de Jundiaí, em São Paulo, onde realizou a etapa do propedêutico. De 2010 a 2012 cursou Filosofia na Faculdade Vicentina de Curitiba, Paraná. De 2013 a Junho de 2014 realizou as etapas do postulantado e o noviciado em Porto Alegre, Rio grande do Sul, onde também emitiu os votos religiosos. De Junho de 2014 a Janeiro de 2015 foi colaborador no seminário propedêutico São Joaquim em Jundiaí, São Paulo. Foi destinado ao Seminário Maior São João XXIII em São Paulo para cursar teologia no Instituto São Paulo de Ensino Superior (ITESP). Em 2017 realizou o ano de experiência pastoral em La Paz, Bolívia. Emitiu os votos em perpétuo em 4 de Julho de 2019. E foi ordenado diácono no dia 21 do mesmo mês.

Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 08 de fevereiro, pela imposição das mãos do Reverendíssimo Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano de Campo Grande. O Neo Sacerdote assumirá a função de Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Guarujá/SP.